Não!
O jogo de búzios não é um oráculo baseado em cartas, como o tarot, baralho cigano ou a cartomancia tradicional com a utilização do baralho comum de jogar.
Os búzios são conchas naturais usadas em consultas espirituais.
Há diversos métodos de jogos de búzios; entre os mais comuns temos o jogo de 4 búzios, 16 búzios e 21 búzios.
O jogo de 4 búzios é um jogo de confirmação, que visa dar mais certeza sobre alguma resposta no jogo de 16 búzios, no caso de alguma dúvida.
Não deve ser utilizado como um jogo de sim ou não, fora do jogo de 16 búzios.
Somente após jogar os 16 búzios, devem-se consultar os 4 búzios para se confirmar uma situação.
O jogo de 16 búzios pode ser tirado por odús (destino) ou por orixás. Já o jogo de 21 búzios é tirado por orixás.
As conchas, após terem sido preparadas e consagradas, são lançadas sobre uma peneira ou tábua própria, e de acordo com a posição em que caem e a quantidade de búzios abertos ou fechados, dão a resposta ao consulente.
O jogo de búzios é um oráculo que diz o que está acontecendo ou o que vai acontecer (futuro) e mostra como se posicionar, resolver a questão; também aconselha e diz qual o melhor caminho a seguir.
Os búzios (as conchas) estão ligados ao orixá Obaluaiê, porém é o orixá Exu que atua como mensageiro dos orixás (faz a ligação entre o plano terreno e o plano espiritual), trazendo as respostas.
O deus da adivinhação é Orumilá, também chamado de Ifá, e foi ele quem consagrou os 16 búzios como oráculo para Oxum, a deusa do jogo de búzios.
Tarot de Marselha® Todos os Direitos Reservados - Copyright - ( 2024 ) - Proibida a Reprodução |