ESTADOS DE CONSCIÊNCIA: OS PÉS
O corpo é o inconsciente visível, e é também o templo onde outros corpos sutis se abrigam.
A pele é a ponte sensível de contato com o mundo; o órgão mais extenso e também intenso, cheio de memórias.
O corpo, sente, toca, comunga.....
De acordo com Jean Yves Leloup temos a nossa Árvore da Vida, desde a planta dos pés, conduzindo-nos à um labirinto humano.
O corpo humano é a nossa memória mais arcaica nada é esquecido tudo deixa uma marca, desde a tenra idade.
Platão disse: Aquele que tudo compreende, tudo perdoa. Podemos perdoar com o coração, mas o corpo tarda em perdoar sua memória é muito viva.
PÉS NOS LEVA A REFLEXIONAR SOBRE A CONSCIÊNCIA MATRICIAL VIDA UTERINA raízes, enraizamento, força, elasticidade da coluna vertebral.
Local que nos remete à dores, machucados, odores, prazer...O prazer nos leva a reflexionar que temos prazer de estarmos na Terra.
As dores nos leva a reflexionar se fomos desejados quais foram as expectativas de nossos pais....
Mas os pés estão agora na terra....mas alguns de nós somos mancos, de um lado desejados, outro lado não.....somos aceitos em um mundo, e em outro não.
Não pegar no pé.....
Para Freud os pés teria um significado fálico, e o sapato seria um símbolo feminino. Cabe ao pé adaptar-se ao sapato.
Para a criança é normal brincar com os pés.
Para Paul Diel, o pé é o símbolo de nossa força, para permanecermos eretos.
As vezes nossos pés são vulneráveis = tornozelo de Édipo ; calcanhar de Aquiles......Cinderela que perde seu sapatinho.....as chinesas e seus pés enfaixados.
Hermes, filho de Zeus e Maia, era o Mensageiro dos Deuses, e com pés alados trazia a mensagem, considerada o Caminho da Transformação.
Existem práticas da yoga de lavar os pés com água salgada.
Em algumas práticas espirituais, o Mestre lava os pés dos discípulos. Do ponto de vista simbólico, Jesus lavou os pés de seus discípulos, não apenas para demonstrar sua humildade, mas também como um gesto de cura e de amor, porque não se pode amar alguém e olha-lo de cima, e também não se trata de olha-lo de baixo para cima, sendo-lhes submisso. É tratar de colocar-se a seus pés para ajuda-lo a reerguer-se.
A primeira vez que no Novo Testamento aparece a lavagem dos pés foi com Maria Madalena, que lava os pés de Jesus, e os seca com seus cabelos (outro extremo as raízes no céu). Jesus aprende com uma mulher....
Nossos pés simbolizam a porta de entrada para a alegria. Não podemos deixa-los maltratados, feridos, porque simbolizará que não temos também prazer em viver ou em amar.
Os pés tem a forma de uma semente os pés escutam a terra... Os rins escutam as nossas mensagens interiores (filtro de nosso sangue) As orelhas escutam as informações....
Na África simbolizam o ponto de apoio do corpo no mundo. ...
Enfim, os pés nos fazem reflexionar sobre muitas coisas, mas também que amar não é somente segurar seu pé, mas é também cuidar do seu pé.
Nossos pés simbolizam o equilíbrio do corpo, do nosso psiquismo, de nossa vida espiritual, mas encontrar o equilíbrio é a nossa meta, o nosso enraizamento, e se as raízes são sadias, toda árvore também é sadia.
EXERCÍCIOS;
Observar como andamos....se pisando em ovos, se andamos como elefantes, ou se não queremos ser notados ou vice versa.
Observar o nosso modo de caminhar é um exercício espiritual. Trata-se de aceitar a nossa dimensão na terra, na dimensão adâmica (Adão terra ocre)
Podemos também colocar os nossos pés contra os pés do outro, plantas unidades, e ao mesmo tempo sentir a nossa respiração.....
Podemos também lavar os pés uns dos outros, como o Cristo fez.
Estar bem sobre os dois pés, é ter uma boa estabilidade, é estar em equilíbrio, tanto racional quanto intuitivo, masculino e feminino.
O masculino do ser representa o lado direito, a razão, a justiça, a racionalidade.
O feminino do ser representa o lado esquerdo, o lado mais irracional do ser.
Mas e as cócegas, que nos fazem rir....e as carícias....
E curtam seus pés....
Por Helena Gerenstadt
Terapeuta holística, taróloga e numerológa
Atendimentos e cursos
www.agarta.com.br
|